top of page

ESTAMOS MATANDO CACHORRO A GRITO!!

É um termo de gíria que significa estar totalmente desprovido de recursos para enfrentar uma dificuldade. Vem da situação do sujeito que é atacado por cães e que não dispõe de nada para se defender; nem uma arma, um porrete, uma pedra. Só lhe resta tentar assustar os cães com gritos!…



Há uma anedota do século XVI, do sujeito que adentrando uma cidade estranha, é atacado por cães ferozes, e tenta inutilmente arrancar uma pedra do chão, para se defender, exclamando: “Maldita cidade esta, em que os cães estão soltos e as pedras estão presas!” Matando cachorro a grito, é aplicável tanto ao sujeito que não tem um centavo no bolso, quanto à moça que não consegue namorado, por exemplo.


Os cães possuem dois sentidos extremamente privilegiados: olfato e audição. Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano. Ouvem sons quatro vezes mais distantes que o ser humano, além de escutarem sons inaudíveis ao ouvido humano, tanto de baixa freqüência como - e principalmente - os de alta freqüência.


Por este motivo, podem ficar abalados, sensíveis e nervosos com fortes decibéis. Alarmes, trovões, rojões e outros ruídos altos são extremamente desagradáveis.


Entradas recientes
Archivo
Buscar por tags
No hay etiquetas aún.
bottom of page