top of page

DÁ UMA PINGA AÍ MOÇO!!


Toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.


Cachaça ou pinga é o nome dado à aguardente de cana de açúcar, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira.

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros.


Aguardente: refere-se a todo tipo de bebida fermentada com vegetais doces.


Cachaça: é toda bebida feita através da destilação do mosto fermentado da cana de açúcar, com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20ºC. Caso não se enquadre nessa definição, não poderá ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente pela lei brasileira,


Pinga: é um apelido dado para a cachaça. A bebida ganhou este nome pelos escravos encarregados pela destilação. Após a fervura, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles.


Degustação é uma avaliação que se faz da cachaça para estipular se ela é boa ou ruim. Consiste em exame visual da cachaça na garrafa e no copo, seguido do exame olfativo e depois pelo gustativo da bebida.


Exame na garrafa:


  • A garrafa deve apresentar rótulo contendo dados sobre o produtor, graduação alcoólica, selo de produção e data do envasamento.

  • Ela deve ser agitada levemente para que seja observada a formação de colar (círculo de pequenas bolhas) no gargalo.

  • O líquido deve estar isento de partículas sólidas ou viscosas.


Exame no copo:


  • No copo, o líquido deve apresentar limpidez, ou seja, ser transparente e sem partículas.

  • Deve apresentar brilho vivo e não opaco. O brilho pode ser brilhante, límpido, velado, opaco ou turvo.

  • A cor pode ser amarela, dourada, âmbar ou branca, quando a cachaça não é envelhecida ou o é em tonéis que não alteram a coloração da bebida.

  • A viscosidade, ou seja, a presença de glicerol, pode ser observada agitando levemente o copo em movimentos circulares. Da parte superior do copo onde o líquido alcançou, começam a escorrer "lágrimas". Quanto mais lento o deslizamento da lágrima, maior é a viscosidade.


Exame olfativo:


Primeiro, aproxima-se o copo com a cachaça em repouso das narinas, tampa-se uma delas e inspira-se com a outra. Se "queimar", significa presença de alto teor alcoólico. Em seguida, agita-se levemente o copo para que aromas sutis sejam liberados e inspira-se com as duas narinas. Por último, o copo deve ser agitado vigorosamente para que outros aromas sejam liberados.



Os tipos de aroma são:


  • Primário (da cana-de-açúcar)

  • Secundário (liberado pelos ésteres na fermentação)

  • Terciário (liberados pela madeira durante o envelhecimento - não devem existir em cachaças não envelhecidas).


Entradas recientes
Archivo
Buscar por tags
No hay etiquetas aún.
bottom of page